Bula e receita digital garantem acessibilidade e podem auxiliar no combate à automedicação

O farmacêutico Vinicius Detoni acredita que a digitalização aumenta espaço para difusão de informações com acessibilidade e pode potencializar a educação contra a automedicação

 26/07/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Foto: Freepik e PxHere

 

Hábito comum entre os brasileiros, a automedicação preocupa especialistas da área em todo o mundo devido aos prejuízos à saúde daqueles que se medicam sem orientação profissional. Como o combate à automedicação depende de educação e informação, a digitalização das bulas e receitas médicas pode auxiliar os profissionais da saúde na difusão dessas informações. O argumento é do farmacêutico Vinicius Detoni, pós-graduando da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP. 

As tecnologias são fundamentais “para educar a população sobre os prejuízos da automedicação”, afirma Detoni sobre o dever dos profissionais da saúde em “estimular ações educativas sobre o uso racional de medicamentos, para combater o problema da automedicação” e quanto ao uso de recursos, como bulas e receitas digitais que podem “facilitar o trabalho de difusão de informações para toda a população”.

Para aqueles que acreditam no contrário, o farmacêutico assegura que bula e receita digital não devem “potencializar a automedicação, já que o paciente terá que passar pelos mesmos procedimentos e processos da consulta médica para conseguir a receita, e a bula manterá as mesmas informações e estrutura da bula original, presente na embalagem do medicamento”. 

Regulamentação e uso dos documentos digitais

Vinicius Detoni – Foto: Reprodução

Em maio deste ano foi sancionada a lei federal 14.338, que regula a bula eletrônica de medicamentos. Detoni informa que a lei inclui um QR Code nas embalagens de remédios para direcionar a um link on-line oficial e regulado por vigilâncias sanitárias com informações sobre dosagem, posologia e validade do produto, por exemplo. Além disso, esclarece que a bula física continuará sendo utilizada, atuando em conjunto com a eletrônica, ampliando meios informacionais e acessibilidade da bula de medicamentos tradicionais. 

Quanto à receita digital, o uso do recurso foi impulsionado pela pandemia de covid-19, que gerou sobrecarga das unidades de saúde no País. A tecnologia também garante mais acessibilidade e, segundo Detoni, é segura e fiscalizada por meios oficiais e órgãos responsáveis pelos documentos digitais, além da necessidade de prescrição por um médico, assim como a receita tradicional.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.