Com a pandemia, aumentou o consumo de produtos e serviços digitais. Buscando atender esse segmento, a Meta, novo nome do facebook, empresa que coordena vários gigantes do setor, já está valendo US$1 trilhão. Outra empresa mais singela, a Roblox, que atende o segmento infantil, também conta com moedas digitais e já tem um valor de mercado, com ações listadas na bolsa de Nova York, por volta de US$50 bilhões. Pesquisas mostram que é necessário cuidado com o tempo, intensidade e frequência com que as pessoas se envolvem com o mundo digital. O professor Gilson Schwartz destaca que “relatório de pesquisa do projeto Digital Futures, intitulado Playful by Design. Free play in a Digital World, deve ser lido por todos, porque chama a atenção para a importância do livre brincar e mostra que é necessário tomar cuidado com os efeitos da internet sobre a liberdade de expressão e nossa capacidade de como fazer juízo das coisas”.
![20210909_dialogos-sexta 20210909_dialogos-sexta](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2021/09/20210909_dialogos-sexta.jpg)