Consumidor que necessita de ajuda para administrar finanças pode contar com auxílio da USP

Alfredo Coli Júnior fala sobre como funciona o Serviço de Orientação Financeira da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, do qual é coordenador

 01/10/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 04/10/2021 as 8:20
Por
Enquanto a educação financeira tem um caráter mais genérico e educativo, a orientação financeira busca auxiliar o cliente em assuntos mais específicos, de forma personalizada – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Logo da Rádio USP

Utilizar o dinheiro para pagar contas, sair, passear, fazer compras, viajar ou até mesmo não entrar no vermelho requer atenção. Há muitas pessoas que acabam tendo dúvidas de como administrar suas finanças ou fazer aplicações. Para auxiliar nesse sentido, há atendimentos como o Serviço de Orientação Financeira (SOF), oferecido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Alfredo Coli Júnior, aluno de mestrado em Administração, é responsável pela coordenação. Ele explica que há diferença entre serviço de educação e orientação financeira. “A educação financeira tem um caráter mais genérico, educativo. Ela trata do processo de aprendizagem, dos conhecimentos técnicos e comportamentais sobre finanças pessoais. A orientação financeira busca auxiliar o cliente em assuntos mais específicos, de forma personalizada.” O atendimento oferecido na USP é sigiloso e sem custo para o usuário. 

 Criado em 2015, o SOF é um trabalho realizado pelos alunos da FEA/USP em dois encontros de uma hora cada um. Para utilizar esse atendimento, o coordenador explica que primeiro é necessário um encaminhamento por e-mail, telefone ou WhatsApp. Após o agendamento, no primeiro encontro, “ a pessoa irá relatar seu problema e serão colhidas informações. Este é o momento de uma escuta ativa, muito focada, de se conectar com o cliente”, diz Coli Júnior.  Ele lembra que dinheiro ainda é um tabu na sociedade brasileira e falar sobre finanças não é nada fácil. No segundo encontro, com informações em mãos, há uma análise da equipe sobre o problema apresentado e soluções e alternativas são apresentadas ao cliente em um relatório final.         

Desde que iniciou o atendimento foi verificado que 70,6% das pessoas que procuraram a consultoria tinham nível superior completo, 62,5% eram mulheres e 60% eram funcionários da USP. Informações sobre investimentos foram um dos itens de maior demanda, 44,3%. Os interessados em obter mais informações sobre o Serviço de Orientação Financeira da FEA/USP ou realizar um agendamento podem encaminhar um e-mail para sof@usp.br.          


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.