Vacina contra influenza vai priorizar jovens numa primeira fase

Segundo Marta Heloísa Lopes, idosos serão vacinados quando já estiverem imunizados contra a covid-19

 12/04/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 14/04/2021 as 16:50
Logo da Rádio USP

 

A campanha de vacinação começa nesta segunda-feira (12) em todo o País – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

A campanha nacional de vacinação contra o vírus da gripe influenza começa hoje (12) em todo o País. Por conta do processo de imunização contra a covid-19 em andamento no Brasil, a campanha anual contra influenza precisou ser modificada.

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Marta Heloísa Lopes, responsável pelo Centro de Imunizações do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), comenta que a primeira etapa da campanha vai contemplar profissionais de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas e crianças de seis meses a seis anos de idade. Os idosos a partir de 60 anos de idade e os professores serão vacinados na segunda etapa, que começa no dia 11 de maio, e as pessoas com comorbidades somente na terceira etapa, em 9 de junho.

Dessa forma, a vacinação começará por grupos mais jovens e os idosos serão vacinados depois. “É uma decisão do Programa Nacional de Imunizações, porque, neste momento, estão sendo vacinados para a covid-19 predominantemente os idosos”, comenta Marta. Quando esses idosos já estiverem vacinados contra o coronavírus, que é a prioridade, começará a vacinação contra a gripe para o grupo.

“Estar protegido para influenza pode levar você a ter melhores condições de saúde e melhores condições de enfrentar a pandemia de covid”, afirma. Caso o indivíduo vá receber as duas vacinas no mesmo período, é necessário respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações. 

Pessoas que estão com covid-19 devem permanecer em isolamento e aguardar para tomar a vacina da gripe depois. “A campanha tem data-limite, mas a vacina vai continuar disponível nas unidades básicas de saúde”, comenta Marta. No caso de pacientes curados, não há contraindicação.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.