Distribuição de máscaras em Goiás é exemplo a ser seguido

Raquel Rolnik fala sobre a distribuição de 200 mil máscaras N95, em parceria com uma ONG, para usuários do transporte público em Goiânia

 01/04/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 08/04/2021 as 9:58
Por

No momento em que o Brasil vive a pior fase da pandemia, com um grande número de mortes, internações e falta de oxigênio, são poucas as políticas públicas para ajudar aquelas pessoas que precisam ir para a rua trabalhar. A professora Raquel Rolnik fala sobre uma ação positiva que está sendo feita em Goiânia, no Estado de Goiás, que é a distribuição de 200 mil máscaras N95 ou a PFF2, em parceria com uma ONG.

A distribuição desse equipamento de proteção ocorre nos terminais de ônibus, visando a garantir a segurança no embarque, justamente onde existe a maior aglomeração de pessoas, além de conscientizar o passageiro sobre a importância de medidas de higiene e de proteção contra o coronavírus. “É importante uma política de proteção durante a circulação e, principalmente, no transporte coletivo não está sendo tomada”, explica a colunista Raquel Rolnik.

“Essa máscara tem a capacidade de filtração de aerossóis, as partículas de vírus que ficam no ar, e ela é especialmente importante para quando as pessoas estão em locais fechados, em lugares onde tem muita gente e é menos arejado, exatamente o caso típico nos ônibus e Metrô”, explica ela. E finaliza: “A distribuição dessas máscaras deveria ser adotada por mais municípios e Estados”.


Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.