Barulhinho bom: experiência imersiva leva público a “viajar” através do som

No dia 3 de outubro, evento on-line do projeto Física para Todos vai explorar e criar experiências musicais inspiradas em fenômenos físicos

 01/10/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Evento promovido pelo IF permite experiências através do som – Foto: Reprodução/IF-USP


Um evento on-line promovido pelo Instituto de Física (IF) da USP, em São Paulo,
no sábado, dia 3 de outubro, às 10h30, permitirá que o público “viaje” através do som em experiências imersivas que ajudam a entender conceitos científicos. A transmissão será pelo canal do YouTube do IF e os participantes poderão percorrer paisagens sonoras de pesquisas em física, além de explorar e criar novas experiências musicais inspiradas em fenômenos físicos que incluem partículas elementares, física nuclear, átomos e moléculas, até buracos negros e cosmologia.

Caetano Miranda, professor titular do Instituto de Física (IF) da USP – Foto: Reprodução / IF-USP

A atividade virtual vai contar com a musicalidade dos participantes para tornar a experiência intuitiva e lúdica e utilizará formas de experimentações artísticas por meio da conversão de dados em som (sonificação) e realidade virtual. O responsável pela atividade será  Caetano Miranda, professor do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica do IF. 

O Física para Todos é um ciclo de palestras voltado ao público em geral, desde estudantes do ensino médio a jovens graduandos e adultos. O principal objetivo da iniciativa é tornar os conhecimentos da física mais acessíveis à população.

 

Física para Todos

Barulhinho Bom: Paisagens Sonoras da Física
Data: 3 de outubro (sábado)
Horário: 10h30
Para ver a palestra: https://www.youtube.com/watch?v=QfqOUiiDpW8

Facebook: https://www.facebook.com/fisicaUSP/

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.