Principais letristas de Gonzagão são Humberto Teixeira e Zé Dantas

Obras do “rei do baião” com seus parceiros mais frequentes foram exibidas na Rádio USP

 22/12/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 23/12/2020 as 14:11
Luiz Gonzaga e seus parceiros Humberto Teixeira e Zé Dantas – Fotomontagem Jornal da USP sobre imagens de Reprodução, Freepik e Vander Gomes/ Wikimedia Commons

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 20 de dezembro de 2020, que apresentou o terceiro episódio da série sobre o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga (1912-1989).

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

O advogado e compositor cearense Humberto Cavalcanti Teixeira (1915-1979) e o poeta pernambucano Zé Dantas (1921-1962) foram os dois principais parceiros do cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912-1989), como mostrou o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 20 passado.

O programa apresentou obras de Luiz Gonzaga, feitas em parceria com Teixeira e Dantas, na voz de grandes intérpretes da música brasileira, como Inezita Barroso, Jair Rodrigues, Renato Braz, Jane Duboc, Maria Bethania e Eliana Pittman, entre outros.

Foram ouvidas músicas como Baião, No Meu Pé de Serra, Que Nem Jiló, Assum Preto – de Gonzaga e Teixeira -, ABC do Sertão, Vozes da Seca e Forró de Mané Vito – de Gonzaga com Dantas.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.