Evento on-line explica princípios quânticos presentes na tecnologia

Professor da USP explicará relação entre ciência da informação e mecânica quântica; ocorrerá em 16 de setembro

14/09/2020 - Publicado há 4 anos
Evento mostrará influência da mecânica quântica na tecnologia  – Foto: Reprodução/European Flagship for Quantum Techonologies

.

Como ocorre a ligação entre dois átomos? Por que algumas substâncias são tão diferentes, mesmo formadas por átomos iguais? Informações como essas, acerca do mundo microscópico, são explicadas pela mecânica quântica. O surgimento dela ajudou no desenvolvimento da tecnologia, sendo utilizada, inclusive, pela ciência da informação. É desse tema que trata o evento Computação Quântica e Tecnologias Quânticas Emergentes, promovido pelo Instituto de Física (IF) da USP, em São Paulo. Ele será transmitido on-line, no dia 16 de setembro, às 18 horas (link abaixo).

Paulo Nussenzveig, professor titular no Instituto de Física da USP – Foto: USP Imagens

O objetivo da palestra, apresentada pelo professor Paulo Nussenzveig, é demonstrar os princípios de funcionamento dos computadores quânticos e quais tipos de soluções apresentam diante de problemas. Haverá também a apresentação de tecnologias emergentes, que possuem base nos princípios da informação quântica, além da computação.

O evento é organizado pelo Instituto de Física e pela série de colóquios Convite à Física, que oferece palestras abertas ao público geral e é dedicada a todos os estudantes ingressantes da USP. Para acompanhar os próximos colóquios, acesse a página

Convite à Física
Computação Quântica e Tecnologias Quânticas Emergentes
Data: 16 de setembro de 2020 (quarta-feira)