Próximo USP Talks vai explorar as origens da vida e do universo

João Steiner e Augusto Damineli falarão sobre fenômenos como big-bang e energia escura

 26/08/2016 - Publicado há 8 anos

20160824_USPTalksO próximo USP Talks, que acontece em 31 de agosto, em São Paulo, traz o tema As origens da vida e do universo: Como tudo começou.

Os professores João Steiner e Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, vão falar sobre os mistérios da cosmologia e da astrobiologia modernas, big-bang, galáxias distantes, energia escura e busca por vida em outros planetas.

Após as palestras, que terão duração de até 15 minutos, haverá um bate-papo com perguntas da plateia por 30 minutos.

O evento será no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, localizado na Av. Paulista, 2.073, em São Paulo, das 12h30 às 13h30. O teatro conta com 168 lugares. A entrada é gratuita e aberta ao público e as senhas para entrada serão distribuídas a partir das 11h30.

Haverá transmissão ao vivo do evento, pelo canal USP Talks do Youtube.

Convidados

João Evangelista Steiner possui graduação em Física, mestrado, doutorado e pós-doutorado no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar e Núcleos Ativos de Galáxias.

Augusto Damineli Neto é pesquisador na área de estrelas massivas. Seu estudo sobre a estrela Eta Carinae, a estrela mais luminosa da Via Láctea e que a cada cinco anos e meio deixa de brilhar por 90 dias consecutivos, teve repercussão mundial. Fez pós-doutorado em Roma e foi professor visitante na Universidade do Colorado. Atualmente, está envolvido na participação do Estado de São Paulo no telescópio Giant Magellan Telescope, que está sendo construído no Deserto do Atacama, no Chile, por um consórcio europeu do qual o Brasil faz parte.

USP Talks

Organizado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e de Graduação da USP e pelo jornal O Estado de S. Paulo, em parceria com a Livraria Cultura, o USP Talks é uma série mensal que traz especialistas da academia para falar sobre temas de grande relevância, em um formato diferenciado de palestra – informal, simples, rápido e personalizado.

A primeira edição foi em abril, com o tema Aedes aegypti, zika e microcefalia: Como vencer o mosquito e suas doenças?. O USP Talks também já discutiu corrupção, câncer e violência contra a mulher.

Para assistir aos próximos encontros, acompanhe a página do USP Talks no Facebook.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.