Vídeo aborda o poeta Meleagro, autor da mais antiga antologia

Autor do século 1 antes de Cristo é tema de vídeo da série “Estudos Clássicos em Dia”

 15/07/2020 - Publicado há 4 anos
O poeta Meleagro, autor da mais antiga antologia conhecida – Fotomontagem – Jornal da USP

A obra do poeta Meleagro de Gadara, do século 1 antes de Cristo – autor da mais antiga antologia conhecida, a Guirlanda -, é o tema do mais recente vídeo da série Estudos Clássicos em Dia, produzida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. No vídeo, Meleagro e sua Guirlanda são apresentados pela pesquisadora Flávia Vasconcellos Amaral, pós-doutoranda do Departamento de Estudos Clássicos da Universidade de Toronto, no Canadá.

Gadara, localizada na atual Jordânia, no Oriente Médio, foi uma das regiões mais helenizadas do mundo antigo e também um importante centro cultural, explicou Flávia no início do vídeo.

Da Guirlanda de Meleagro restaram 132 epigramas. Em sua forma original, a obra devia ser composta de quatro livros, divididos de acordo com os temas dos epigramas: fúnebres, votivos, eróticos e epidíticos (de exaltação a algo ou alguém). Os epigramas eram de autores antepassados e contemporâneos de Meleagro, além daqueles compostos pelo próprio autor.

Flávia chama a atenção para o trabalho de editor de Meleagro. O poeta compôs sua obra tendo como modelo uma guirlanda – arranjo de plantas e flores em formato circular. “Ele parte dessa imagem para designar sua coleção de epigramas”, disse. “Seria uma guirlanda formada de diversos ramalhetes com folhas e flores variadas.”

Assista neste link ao vídeo A Guirlanda de Meleagro de Gadara e o Epigrama Grego, com a pesquisadora Flávia Vasconcellos Amaral.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.