Rádio USP apresenta o forró de Moraes Moreira

Programa “Vira e Mexe” aborda as incursões do cantor baiano pelo típico ritmo brasileiro

 19/05/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 09/06/2020 as 13:00

Ouça nos links abaixo o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 Mhz), transmitido no dia 16 de maio de 2020, que abordou a obra do compositor Moraes Moreira (1947-2020) voltada para o forró. 

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

O programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 16 passado, abordou a obra do cantor e compositor baiano Moraes Moreira (1947-2020) voltada para o forró.

O programa destacou músicas de diferentes fases da carreira do compositor, desde suas primeiras obras, ainda como integrante do conjunto Novos Baianos. Num dos mais famosos discos desse conjunto, Acabou Chorare, de 1972, já consta uma música de Moreira que se liga ao forró, como observou o apresentador Paulinho Rosa. É Tinindo Trincando, feita em parceria com Luiz Galvão. “A gente ouve ali um triângulo muito claro e uma levada muito parecida com o forró”, analisou Rosa.

Um dos grandes sucessos de Moraes Moreira, Preta Pretinha, apareceu em Acabou Chorare. Mas, mais tarde, o compositor regravou essa canção no disco Acústico, de 1995, agora em ritmo de rastapé, também associado ao forró. Foi essa versão que foi ouvida no programa.

No ano 2000, com a efervescência do forró, Moraes Moreira gravou o disco Baião com H, dedicado a esse ritmo. A música que dá título ao disco, de sua autoria, é uma homenagem a Luiz Gonzaga, o “rei do baião”, e também foi exibida no programa.

Outras obras de Moraes Moreira em ritmo de forró apresentadas em Vira e Mexe são Forró do ABC, Forró do Zé TatuBoca do BalãoSão João na Estrada, Forró Universitário, Instrumento Bom, Beija Amor e É de Ipanema. Os intérpretes foram o próprio compositor e cantores como Elba Ramalho e Pepeu Gomes, entre outros.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Vira e Mexe é transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 11 horas, inclusive pela internet (www.jornal.usp.br/radio). O programa tem produção de Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.