Nova série de podcasts aborda a literatura francesa

Iniciativa de pesquisadores da USP teve início com episódio sobre “Em Busca do Tempo Perdido”, de Proust

15/05/2020 - Publicado há 4 anos
Literatura francesa – Foto: Pixabay

Uma série de podcasts que tem como tema a literatura francesa acaba de ser lançada por pesquisadores da USP. Intitulada As Madalenas, a série foi aberta na semana passada com um podcast sobre o romance Em Busca do Tempo Perdido, obra-prima de Marcel Proust (1871-1922). A cada mês, será disponibilizado em plataformas de streaming um episódio da série, sempre com comentários sobre uma obra da literatura francesa. A iniciativa é de pesquisadores ligados ao Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (Letra) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

“Achamos que era necessário criar um podcast que fosse sério, que se apoiasse em pesquisa bibliográfica, e não em dados tirados da Wikipédia, e que ao mesmo tempo fosse leve e acessível para a comunidade geral”, afirma a professora Claudia Pino, coordenadora do Letra. Como ela explica, a ideia é que a cada episódio um aluno de pós-graduação fale sobre as obras que estuda, a partir da experiência pessoal da leitura dessa obra. “Esse enfoque permite que os entrevistados contem um pouco da vida deles, das suas desilusões e de seus ideais, e do papel transformador de uma obra literária determinada nesse contexto.”

Podcast As Madalenas – Foto: Divulgação

No episódio de estreia, Em Busca do Tempo Perdido foi analisado pelo doutorando em Literatura Francesa da FFLCH, em cotutela com a Universidade de Paris III, Fillipe Mauro. Ele pesquisa atualmente a influência de Proust em autores memorialistas brasileiros, como Jorge Andrade, Pedro Nava e Cyro dos Anjos. Mauro investiga também a presença do estilo proustiano em textos da imprensa brasileira, especialmente retratos literários e perfis jornalísticos.

O nome As Madalenas é inspirado no romance de Proust. Madalena é o nome de um bolinho de pão-de- ló, que o protagonista come no início do romance e que serve de estopim para que ele relembre e reconstrua toda a sua vida.

Os próximos episódios da série terão como tema os livros A Peste, de Albert Camus, com Raphael Araújo, e Ligações Perigosas, de Choderlos de Laclos, com Thaís Chauvel. Araújo e Thaís são egressos do Letra.

A série de podcasts As Madalenas está disponível nas seguintes plataformas de streaming:
Spotify: https://spoti.fi/2XPAmUr
CastBox: https://bit.ly/3clalA3
Soundcloud: https://soundcloud.com/as-madalenas-podcast/episodio-1

Com informações do Serviço de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.