Rádio USP é finalista no Prêmio Crosp de Jornalismo

Promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo a premiação tem o objetivo de reconhecer e estimular a produção de matérias que abordem o tema Saúde Bucal

29/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 02/12/2019 as 13:06

.

O podcast Momento Odontologia – Saúde Bucal, veiculado pela Rádio USP, é um dos cinco finalistas do V Prêmio Crosp de Jornalismo na categoria Audiovisual: Radiojornalismo. O episódio escolhido pela comissão julgadora foi o Momento Odontologia #02 : Cerca de 99% da população brasileira sofre com problemas na gengiva, com informações do professor Cláudio Mendes Pannuti, da Faculdade de Odontologia (FO) da USP.

O Momento Odontologia foi criado em 2019 e leva informações sobre a saúde da boca e a preservação dos dentes, de forma simples e atualizada, sempre fundamentada no conhecimento científico produzido na Universidade. O podcast é veiculado às segundas feiras, às 8h05, na Rádio USP e disponível nos principais agregadores de podcast na internet. Dividido em dois boletins, o Dente de Leite dissemina informações  sobre a saúde de crianças e adolescentes; e o Saúde Bucal trata da saúde de adultos e idosos.

O programa é produzido pelas jornalistas Rosemeire Talamone e Cinderela Caldeira e tem edição sonora de Gabriel Soares. O Dente de Leite é uma parceria com a disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp), com apoio da professora Alexandra Mussolino de Queiroz. Já o Momento Odontologia/Saúde Bucal tem parceria com a Faculdade de Odontologia da USP em São Paulo e apoio da jornalista Letícia Acquaviva.

Concorrem com o Momento Odontologia o Portal Drauzio Varella, a Rádio CBN de João Pessoa, a Rádio Nacional da Amazônia e a Rede Paraná Educativa. O anúncio do vencedor será no dia 9 de dezembro na Casa da Odontologia Paulista, na cidade de São Paulo.

Foto: Wikimedia Commons-CC

Prêmio Crosp

Criado pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), a premiação tem o objetivo de reconhecer e estimular a produção de matérias que abordem o tema Saúde Bucal. Nesta edição, o Crosp recebeu mais de 80 trabalhos de diversas regiões do País, nas categorias: Escrita e Audiovisual, subdivididas ainda em Escrita Nacional e Regional, On-line, Telejornalismo e Radiojornalismo. “Diversidade e relevância das fontes consultadas, investigação de fatos, dados e estatísticas, originalidade e/ou relevância da pauta da reportagem, qualidade e clareza foram os critérios utilizados pela comissão especial – formada por profissionais da comunicação, acadêmicos e representantes de entidades de classe – para escolher os trabalhos vencedores.