Senhas e biometria não garantem a segurança do usuário

Colunista alerta para o uso de senhas repetidas e ressalta que não existe um sistema de identificação perfeito

 11/10/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Datacracia de hoje, Luli Radfahrer comenta sobre o uso de senhas como forma de comprovar uma identidade. “Há 50 anos, a sua presença física era sua identidade. O que acontece no mundo digital é que a gente perde isso. Então para que você seja você mesmo, você precisa comprovar, como se você precisasse sempre apresentar sua identidade, que, no caso, é o conjunto usuário-senha”, explica.

No entanto, nem esse sistema nem a biometria são completamente seguros ou eficazes. Colocar sempre a mesma senha é um risco para a segurança, mas a maioria das pessoas assim o faz porque é mais cômodo do que decorar várias diferentes. Mesmo com esse cenário, não há muitas perspectivas na criação de um sistema de identificação perfeito. Radfahrer acha que a melhor maneira seria “terceirizar, confiar essa função a alguma empresa que não seja o Google ou o Facebook para ser o administrador da sua identidade. Logo começarão a surgir administradores como aqueles de cartão de crédito, e isso se tornará um negócio comum”.

Saiba mais ouvindo a coluna na íntegra.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.