A computação quântica chega para marcar um novo momento na história da computação

O diferencial da computação quântica é que se trabalha com muitos caracteres ao mesmo tempo, diferentemente do sistema binário atual

Na edição de hoje, o professor Glauco Arbix explica o que é Computação Quântica. Segundo o professor, essa área do conhecimento nasce com a ideia de impactar a computação atual. “Esse tipo de computador trabalha com o sistema binário zero e um simultaneamente, ou seja, ele trabalha com uma unidade denominada ‘qubit’, um bit quântico. São muitos caracteres ao mesmo tempo, diferentemente dos computadores que conhecemos, que trabalham apenas com dois”, observa.

Para o professor, se esse computador sair do nível das ideias e se tornar uma realidade, ele equivaleria a um momento novo na história da computação e de todos os sistemas, incluindo os sistemas financeiro e bancário, que se utilizam de métodos de criptografia e de segurança que, em princípio, consideramos inexpugnáveis.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Observatório da Inovação.


Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar toda segunda-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.