Primeiro pouso na Lua revolucionou tecnologias aqui na Terra

Sem a Missão Apolo, áreas como a microeletrônica, que está em nossos computadores e celulares, poderiam ter demorado bastante para surgir

 19/07/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Exatamente nesta data, 19 de julho de 2019, completam-se 50 anos do primeiro pouso do ser humano na Lua. Nesta edição de Entender Estrelas, como não poderia deixar de ser, João Steiner fala do assunto e das transformações na exploração espacial desde então.

O astrofísico conta que esse evento trouxe conhecimento científico e também desenvolvimento tecnológico para várias áreas, como a microeletrônica, que não existia antes do Missão Apolo. Segundo o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, isso viabilizou a miniaturização dos equipamentos eletrônicos, resultando na criação de computadores compactos e telefones celulares, entre outros avanços.

Mas a visão da sociedade e dos governos sobre exploração espacial tem mudado muito nos anos recentes. Será que ainda há interesse na Lua?

Ouça o professor João Steiner clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, no Youtube, com produção dda Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.