Primeiro pouso na Lua revolucionou tecnologias aqui na Terra

Sem a Missão Apolo, áreas como a microeletrônica, que está em nossos computadores e celulares, poderiam ter demorado bastante para surgir

Exatamente nesta data, 19 de julho de 2019, completam-se 50 anos do primeiro pouso do ser humano na Lua. Nesta edição de Entender Estrelas, como não poderia deixar de ser, João Steiner fala do assunto e das transformações na exploração espacial desde então.

O astrofísico conta que esse evento trouxe conhecimento científico e também desenvolvimento tecnológico para várias áreas, como a microeletrônica, que não existia antes do Missão Apolo. Segundo o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, isso viabilizou a miniaturização dos equipamentos eletrônicos, resultando na criação de computadores compactos e telefones celulares, entre outros avanços.

Mas a visão da sociedade e dos governos sobre exploração espacial tem mudado muito nos anos recentes. Será que ainda há interesse na Lua?

Ouça o professor João Steiner clicando no player acima.

Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

• 217