Jornalismo impresso procura novas formas de veicular conteúdos

“O The New York Times faz ‘making of’ das suas reportagens e o público recebe isso com muita simpatia”, observa o colunista

 10/06/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

O jornalismo impresso, em sua maioria, vem buscando soluções que ajudem a resolver os seus problemas de negócios, diversificando o tipo de plataforma que veicula seus conteúdos. É o caso do  grande êxito do podcast The Daily , do jornal The New York Times (NYT), e do novo programa de televisão The Weekly,  transmitido pelo canal FX e pela plataforma de streaming Hulu. O professor Carlos Eduardo Lins da Silva faz uma análise dessas novas formas de veicular conteúdos na edição desta coluna.

Lins da Silva afirma que o NYT tem nos últimos anos obtido sucesso na tentativa de recuperar suas margens de lucros e, consequentemente, suas finanças. “Seu sucesso é o aumento do número de assinantes, cobrança com conteúdos específicos, como, por exemplo culinária, palavras cruzadas e outros conteúdos que as pessoas se dispõem a pagar, além da assinatura do jornal.”

Para o professor, a questão da transparência é fundamental para o jornalismo recuperar sua credibilidade e seus problemas atuais. “O NYT faz um making of das suas reportagens e o público recebe isso com muita simpatia.”

Ouça no player acima a íntegra da coluna Horizontes do Jornalismo.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.