Zuza Homem de Mello fala sobre filme que retrata seu amor ao jazz

Na Rádio USP, o musicólogo comenta “Zuza Homem de Jazz”, que vai ao ar no dia 22 de abril pelo canal Curta

 25/03/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

O jazz e a música popular brasileira (MPB) se enriqueceram mutuamente desde os anos 20, com a obra de Pixinguinha (1897-1973). Nos anos 60, a bossa-nova deu grandes contribuições para os músicos de jazz, que receberam as composições de Tom Jobim, por exemplo, como “um maná que caiu do céu”.

Zuza Homem de Mello: 70 anos dedicados à música – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A análise é do musicólogo Zuza Homem de Mello em entrevista no programa Via Sampa, transmitido no dia 19 de março pela Rádio USP (93,7 MHz). Na ocasião, o musicólogo – que é o produtor e apresentador do programa Playlist do Zuza, da Rádio USP – falou sobre o documentário Zuza Homem de Jazz, produzido pelo Cine Group e dirigido por Janaina Dalri, que vai ao ar no dia 22 de abril, às 22h20, pelo canal Curta. O filme conta a trajetória de Zuza, intercalando-a com a própria história do jazz no século 20.

Aos 85 anos, Zuza Homem de Mello é um dos maiores especialistas em música popular brasileira. Nascido em São Paulo, nos anos 50 ele estudou na School of Jazz e na Juilliard School of Music, ambas nos Estados Unidos. Tem oito livros publicados – entre eles, Copacabana – A Trajetória do Samba-Canção, publicado em 2017 pela Editora 34 e pelas Edições Sesc, que foi tema de reportagem do Jornal da USP (leia aqui).

Ouça no link acima a íntegra da entrevista, concedida à radialista Miriam Ramos.

Com produção de Heloisa Granito, Via Sampa vai ao ar diariamente, ao meio-dia, pela Rádio USP.

Playlist do Zuza é transmitido pela Rádio USP sempre às sextas-feiras, às 17 horas, com reapresentação no sábado, às 10 horas.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.