Novos diretores do MAE tomam posse no dia 14/2

Paulo DeBlasis e Eduardo Góes Neves assumem, respectivamente, como diretor e vice-diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia

05/02/2019 - Publicado há 5 anos
O diretor Paulo DeBlasis (esquerda) e o vice-diretor Eduardo Góes Neves – Fotos: Marcos Santos/USP Imagens e Mauro Bellesa/IEA

No dia 14 de fevereiro, tomarão posse o novo diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Paulo DeBlasis, e o vice-diretor Eduardo Góes Neves.

A cerimônia será realizada às 10h, na Sala do Conselho Universitário, localizada na Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, em São Paulo.

O MAE foi criado em 1989, com a incorporação do acervo do Instituto de Pré-História, das coleções de arqueologia e etnologia do Museu Paulista e do acervo do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Atualmente, seu acervo possui cerca de 1,5 milhão de itens e é composto de coleções de Arqueologia do Mediterrâneo e Médio-Oriente; Arqueologia Americana, com ênfase na Pré-História Brasileira; Etnologia Brasileira e Etnologia Africana.

Quem são

Paulo Antonio Dantas DeBlasis possui graduação em História, mestrado em Antropologia Social, doutorado em Arqueologia e livre-docência em Arqueologia, todos pela USP. É arqueólogo e, desde 1987, é professor associado de Arqueologia e História Pré-Colonial do Brasil no MAE. Atuou como o vice-diretor do Museu na gestão anterior.

Além das atividades associadas a pesquisa arqueológica, curadoria de acervo e prestação de serviços à comunidade, ministra regularmente cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária. Suas áreas preferenciais de atuação são sambaquis (shellmounds), caçadores-coletores e arte rupestre.

O vice-diretor Eduardo Góes Neves é graduado em História pela USP, mestre e doutor em Arqueologia pela Universidade de Indiana (EUA) e livre-docente pela USP. Professor titular de Arqueologia Brasileira do MAE, Neves é pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (Cesta) e coordenador do Laboratório de Arqueologia dos Trópicos.

Realiza pesquisas e orienta trabalhos acadêmicos na Amazônia Brasileira, principalmente em sua porção oriental. É o atual presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira e diretor da Society for American Archaeology.