Universidade de Salamanca completa oito séculos

Salamanca é a quarta universidade europeia. Ela foi a base das suas congêneres da América espanhola

 10/10/2018 - Publicado há 6 anos

 

Logo da Rádio USP

A coluna de Pedro Dallari nesta semana trata do aniversário de 800 anos da Universidade de Salamanca – ele esteve lá na semana passada, justamente na data da celebração, que acontece nesse período. Salamanca é muito importante, pois é a quarta da Europa: depois de Bolonha, na Itália, Oxford, na Inglaterra e Paris, na França. Além disso, a universidade espanhola foi a base das universidades da América espanhola, algumas desde o século 16.

A colonização portuguesa não permitiu isso, os brasileiros tiveram que estudar em Coimbra e somente após a independência do Brasil é que foram criadas universidades por aqui – primeiro faculdades independentes e depois universidades. Daí a importância de Salamanca. Confira no post as duas “historinhas sobre Salamanca”, contadas por Dallari: a primeira delas ocorrida ainda no século 16, envolvendo o professor Frei Luis de León (1527/1528 – 23-8-1591). E a segunda tendo como protagonista ninguém menos que o enciclopédico Miguel de Unamuno (29-9-1864/31-12-1936), na época em que foi reitor de Salamanca.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.