Tabela de nutrientes de pesquisadores da USP será usada pelo IBGE

Pioneiro no estudo nutricional no Brasil, Centro de Pesquisa em Alimentos realiza parcerias com empresas do setor

15/08/2018 - Publicado há 6 anos

jorusp

Logo da Rádio USP

O Momento USP Inovação desta semana apresentou o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC). A criação do centro foi uma iniciativa dos pesquisadores da USP. Quem conta mais sobre esse grupo é Eduardo Purgatto, diretor-executivo do FoRC e professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

O FoRC é o único centro de pesquisa dessa especificação no Brasil. De acordo com Purgatto, o programa do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) proporcionou a união de muitos pesquisadores que desenvolviam projetos individualmente sobre essa área de estudo. Hoje, a equipe é composta por 25 membros das três universidades estaduais, além de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos e do Instituto Mauá de Tecnologia.

O grupo desenvolve pesquisas em grandes linhas de estudo, como a de Carboidratos, alimentos e saúde, que estuda o efeito dos vários tipos de carboidratos e como podem beneficiar a saúde. Há também outra linha de pesquisa sobre Compostos bioativos que já estão sendo utilizados pela indústria, substituindo o corante sintético. A terceira linha de pesquisa é sobre Segurança dos alimentos para prevenir a contaminação de alimentos.

Segundo o professor, o centro de pesquisa procura também parcerias com empresas. Um projeto que ainda está em desenvolvimento pesquisa sobre a possibilidade de substituir o nitrito nos alimentos, que, para Purgatto, é um desafio científico mundial. Ele conta que os conservantes são naturalmente produzidos por bacteriocinas que controlam o crescimento de bactérias patogênicas, assim eles tentam incorporar o produto de forma que seja possível substituir o nitrito, de forma a obter um produto mais tolerável ao consumo.

O centro também possui parcerias com setores públicos, como é o caso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que utilizará a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos para fazer o cálculo da ingestão de nutrientes da população brasileira.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Ouça, no link acima, a íntegra da entrevista.