A visão estreita dos estereótipos leva normalmente a erros

Segundo Luli Radfahrer, os estereótipos não correspondem à realidade, embora um dia tenham feito parte dela

 28/06/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

No Datacracia desta semana, Luli Radfahrer fala a respeito dos estereótipos instaurados na sociedade – o que significam, como são criados e como podem ser rebatidos. Para o professor da Escola de Comunicações e Artes, o estereótipo é a persistência de uma mentalidade ultrapassada. Como exemplo, ele cita que os atuais usuários de video-games não são mais apenas os adolescentes homens.

Para perceber que os estereótipos não condizem com a realidade, os dados de mercado podem ser utilizados. Sua análise pode revelar dados sociais interessantes. Segundo Luli, não entender as mudanças que os grupos estereotipados sofrem é “se tornar um tio”.

Ouça a coluna na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.