Museu Republicano Convenção de Itu oferece curso sobre museus

Oferecido gratuitamente, curso também aborda campos da educação e da produção de inventários participativos

 17/01/2018 - Publicado há 6 anos
Minicurso Museus, Patrimônio e Inventários Participativos será realizado no auditório da Casa do Barão, localizado no prédio do Centro de Estudos do MRCI – Foto: Acervo MRCI

.
Estão abertas as inscrições para o minicurso
Museus, Patrimônio e Inventários Participativos, oferecido pelo Museu Republicano Convenção de Itu (MRCI) da USP, nos dias 27 e 28 de janeiro, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

O evento promoverá debates sobre museus e patrimônio cultural no Brasil, a partir de variadas abordagens. Entre elas, os aspectos teóricos e conceituais sobre patrimônio e educação, bem como suas perspectivas e conflitos. Também será objeto de discussão a produção de inventários participativos, que são instrumentos de estudos, reunião e catalogação de documentos históricos (escritos, orais, sonoros, visuais, iconográficos ou materiais), de uma determinada região, com a participação direta da população. O objetivo é entender as metodologias de identificação, registro e difusão do patrimônio histórico e cultural de um local.

O minicurso será ministrado por João Paulo Vieira, historiador e mestre em preservação do patrimônio, e será realizado no auditório da Casa do Barão, do Centro de Estudos do MRCI, localizado na rua Barão de Itaim, nº 140, centro de Itu (SP).

As inscrições podem ser realizadas por e-mail — edu.mrci@usp.br , telefone (11) 4023-0240,  ou pessoalmente, no MRCI — Rua Barão de Itaim, nº 67, na mesma rua onde se localiza o Centro de Estudos do museu.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.