Museus realizam exposição conjunta para celebrar fundação da USP

A exposição “Olhares cruzados nos Museus da USP – Identidades diversas” será realizada de 23 de janeiro a 14 de junho, no MAC USP Ibirapuera. São 227 itens selecionados entre obras, objetos, espécimes dos acervos do MAE, MAC; Museu Paulista; e Museu de Zoologia.

 16/01/2015 - Publicado há 9 anos     Atualizado: 03/06/2022 as 15:46
Por

Como definir identidades? Pelo que somos ou pela diferença em relação ao que não somos? Os quatro museus da USP propõem refletir sobre estas questões por meio de uma exposição conjunta

Em comemoração a seus 80 anos de criação, a USP realiza uma exposição conjunta do acervo dos seus quatro Museus: “Olhares cruzados nos Museus da USP – Identidades diversas”, de 23 de janeiro a 14 de junho, no MAC USP Ibirapuera.

Para esta exposição, os quatro museus da USP – Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu de Arte Contemporânea (MAC); Museu Paulista; e o Museu de Zoologia – dialogam, conduzidos sob uma ideia de Identidade/Diversidade, e propõem uma reflexão sobre estas questões através de diferentes abordagens culturais e científicas, por serem tão próximos como museus e ao mesmo tempo tão diferentes nas áreas de conhecimento em que atuam.

Exemplos de obras, objetos, espécimes dos acervos dos museus que estarão presentes na exposição conjunta. Em sentido horário: a espécime do Museu de Zoologia “Arara Vermelha Grande”, do MAC a obra em bronze “O Implacável”, de Maria Martins; do MAE a “Máscara Cara Grande”, de Mato Grosso/ Tapirapé feita de plumária e fibra vegetal; e do Museu Paulista, a obra em bronze “Índio Pescador”, de Francisco Leopoldo e Silva

Foram selecionados e articulados 227 itens entre obras, objetos, espécimes dos acervos de cada um destes museus para fazer cruzar diferentes olhares em torno de identidades múltiplas. Um elemento em comum entre os acervos na exposição é a representação de figura humana ou animal, seja em uma moeda, em uma peça de cerâmica, uma escultura, pintura ou um crânio de um chimpanzé.

“A exposição faz conexões entre os acervos dos museus, mostrando as relações da estética do século XIX do Museu Paulista com a contemporânea do MAC, com a cultura de diferentes povos do MAE e a diversidade animal do Museu de Zoologia”, destaca a representante da Comissão Executiva USP 80 Anos, Heloisa Barbuy, professora do Museu Paulista.

Confira alguns itens selecionados para a exposição no site.

Esta exposição, que ficará aberta para visitação até 14 de junho, faz parte das comemorações dos 80 anos da USP. Durante o ano de 2014 já foram realizadas diversas atividades para celebrar a data, como mesas-redondas, programação musical, documentação da história da Universidade – veja a programação completa no site.

O MAC USP Ibirapuera funciona às terças-feiras, das 10h às 21h, e de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita para todos, fechando na segunda-feira. O Museu está localizado à Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera, São Paulo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.