Exposição apresenta caricaturas de moradores de Itu

Mostra no Museu Republicano Convenção de Itu da USP começa neste sábado, dia 24 de fevereiro

 22/02/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Caricatura do Barão do Itaim, importante personalidade na economia e política ituana, responsável por dar nome à rua onde se encontra o Museu Republicano Convenção de Itu da USP – Ilustração: Divulgação / Museu Republicano Convenção de Itu

Neste sábado, dia 24 de fevereiro, o Museu Republicano Convenção de Itu da USP, em parceria com o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu, inaugura a exposição Itu e seus Moradores nas Caricaturas de Pery Guarany Blackman. A mostra reúne obras representando moradores ituanos da primeira metade do século 20.

Para confeccionar as caricaturas, todas sobre papel, Blackman utilizou diferentes técnicas, como grafite, aquarela, nanquim e bistre. Os desenhos retratam as mais diversas personalidades da cidade interiorana — fazendeiros, jornalistas, advogados, professores, médicos, maestros, músicos, dentistas, pirotécnicos, farmacêuticos e comerciantes —, muitos deles amigos pessoais do artista.

Segundo os organizadores da mostra, para além da arte a ser exposta, o traço de Blackman, ao retratar ituanos, serve também como importante registro iconográfico documental dos moradores da cidade no início do século passado.

Personalidades de Itu – Ilustração: Divulgação / Museu Republicano Convenção de Itu

A exposição Itu e seus Moradores nas Caricaturas de Pery Guarany Blackman terá início neste sábado, dia 24 de fevereiro, no Museu Republicano Convenção de Itu da USP (Rua Barão do Itaim, 67, Centro, Itu). O museu fica aberto de terça a domingo, das 10 às 17 horas. Para mais informações, ligue (11) 4023-2525.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.