Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre o incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Para o professor, o incêndio é um fato triste, pois mostra a falta de interesse do Brasil em conservar fatos de sua história. “A notícia é triste, o Brasil guarda pouco da sua história, o incêndio mostra o quanto estamos atrasados em relação aos cuidados históricos em relação a outros países.”
O colunista destaca que o incêndio tem muita ligação com a atual situação econômica do País. “Isso é muita falta de investimento e monitoramento, era uma questão de prevenção, ou seja, faltaram recursos.” Nakabashi ainda destaca que a dívida do governo federal tem uma relação forte com relações políticas e sociais.
De acordo com o professor, os gastos que o País prioriza são confusos, não tem prioridade. “Para onde vai o dinheiro? Vamos alocar recursos para aposentadoria, educação, saúde ou segurança? A falta de investimento reflete as escolhas que fizemos ao longo do tempo com possíveis gastos que poderiam ser destinados de outras formas.”
Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Luciano Nakabashi.