Museu Republicano da USP comemora a Semana da República

Entre 9 e 15 de novembro, evento em Itu oferece várias atividades para celebrar os 128 anos da República brasileira

 07/11/2017 - Publicado há 6 anos
A Casa do Barão, em Itu – Foto: Divulgação / Museu Republicano de Itu

Como já é tradição, no próximo dia 15 de novembro o Museu Republicano de Itu comemora a data promovendo atividades culturais na região, com destaque para a 6ª edição da Feira de Livros do Museu Republicano e a apresentação do Coral da USP (Coralusp). As ações fazem parte da programação da Semana da República, que tem início no dia 9, com palestra dedicada à forma como os artistas interpretaram a Proclamação da República.

Em parceria com a Academia Ituana de Letras, no dia 10, a partir das 19h30 acontece o concerto da pianista Maria José Carrasqueira de Moraes, com um programa que inclui música de compositores da região (Erothides de Campos e Tristão Júnior), dentre outras. Na mesma ocasião será lançada a Revista da Acadil de 2017 e terá lugar a solenidade de posse do acadêmico Synésio Sampaio Góes à cadeira nº 23, cujo patrono é Washington Luís Pereira de Sousa.
A 6ª Feira de Livros do Museu Republicano Convenção de Itu – Foto: Divulgação / Museu Republicano de Itu
Dia 12, às 11h, será a vez do concerto da Corporação Musical União dos Artistas, parceria com a Secretaria de Cultura da Estância Turística de Itu. A corporação está em atividade desde 1912 e tem como principal objetivo divulgar a música característica da região para sua formação instrumental: flautas, clarinetes e saxofones; trompetes, trompas, trombones, bombardinos e baixos, além de percussão.
No dia 15 de novembro, o Museu Republicano de Itu abrirá das 10h às 17h, e durante todo o período os visitantes poderão participar da feira de livros, com descontos de 50% no preço de capa. Diversas editoras já confirmaram sua participação e estima-se que durante todo o dia cerca de mil pessoas compareçam ao local.
Grupo 12 em Ponto, do Coral da USP – Foto: Divulgação / Museu Republicano de Itu

Duas exposições em cartaz no Museu têm visitação gratuita: Viagens Fluviais: Homens e Canoas na Rota das Monções apresenta aspectos das expedições que se realizaram entre Porto Feliz (São Paulo) e Cuiabá (Mato Grosso) nos séculos 18 e 19, e Expedição Langsdorff nos Traços de Florence, parceria com o Instituto Hercule Florence, apresenta esboços feitos pelo artista sobre a expedição que percorreu mais de 15 mil quilômetros no interior do Brasil.

Destaque da programação, às 15h acontece a apresentação do Grupo 12 em Ponto, do Coralusp, sob regência do maestro Eduardo Fernandes. Desde sua criação, o conjunto vem desenvolvendo um estilo próprio, reunindo em seu repertório os mais diversos gêneros musicais. Em 2015 o Grupo 12 em Ponto apresentou-se com grande êxito na cidade. Todas as atividades são gratuitas.

Programação

De terça a domingo, das 10h às 17h, visitação
Exposição Viagens Fluviais: Homens e Canoas na Rota das Monções
Exposição Expedição Langsdorff nos Traços de Florence
Local: Museu Republicano de Itu (Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu)
Dia 9 (quinta-feira), às 19h30, palestra
As “manhãs” de 15 de novembro: a Proclamação da República pela ótica dos artistas, com o professor Carlos Lima Junior, doutorando em Estética e História da Arte pela USP
Local: Casa do Barão/Auditório do Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu)
Dia 10 (sexta-feira), às 19h30, solenidade, lançamento e concerto
Sessão Solene da Academia Ituana de Letras, lançamento da Revista da Acadil 2017 e concerto com a pianista Maria José Carrasqueira de Moraes 
Local: Casa do Barão/Auditório do Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu)
Dia 12 (domingo), às 11h, concerto
Concerto da Corporação Musical União dos Artistas. Parceria com a Secretaria de Cultura da Estância Turística de Itu
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro, Itu
Dia 15 (quarta-feira), das 10h às 17h, feira de livros
6ª Feira de Livros e visitas às exposições
Local: Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu
Dia 15 (quarta-feira), às 15h, apresentação Coralusp
Grupo 12 em Ponto, sob regência do maestro Eduardo Fernandes
Local: Casa do Barão/Auditório do Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu)
Mais informações: Museu Republicano de Itu da USP, Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu, telefone (11) 4023-0240, menu 3, Serviço Educativo.
Tiago Luis Cesquim

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.