Cirurgias íntimas crescem no Brasil, já considerado campeão dessa prática

As mulheres alegam que as fazem por motivos estéticos ou funcionais, diz Alexandre Faisal em sua coluna

 30/11/2017 - Publicado há 6 anos

As cirurgias íntimas, como a ninfoplastia – redução dos pequenos lábios vaginais -, vêm crescendo bastante no País, a ponto de o assunto ser corrente na mídia e de o Brasil ser considerado hoje o campeão mundial dessa prática, que corresponde a 2% de todas as cirurgias estéticas realizadas por aqui. As mulheres que realizam esse tipo de cirurgia alegam que o fazem por motivos funcionais ou estéticos.

O  ginecologista Alexandre Faisal cita uma pesquisa realizada por médicos ao comentar esse assunto em sua coluna. Ao mesmo tempo que não veem qualquer razão médica que justifique o procedimento da ninfoplastia, eles argumentam que pode contribuir para a autoestima da mulher.

No entanto, para Faisal, enquanto esses procedimentos para a área íntima da mulher não forem embasados em estudos mais sólidos, conversar com o médico pode ser a melhor saída para esclarecer benefícios e riscos que uma cirurgia desse tipo pode acarretar.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.