Afastamento de Fachin da relatoria da Lava Jato enfraqueceria a operação

A opinião é do cientista político André Singer em sua coluna semanal para a Rádio USP

 22/06/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

No Supremo Tribunal Federal está ocorrendo o julgamento que envolve a delação da JBS. Em pauta, a distribuição da relatoria do caso para o ministro Edson Fachin e os termos do acordo dessa delação. Para o cientista político André Singer, o STF deve sustentar a posição do ministro Fachin, apoiando-o no sentido de que continue com a relatoria do caso, e mais, que as homologações da delação premiada não precisem passar pelo plenário.

“Claro que precisamos estar conscientes de que podem haver surpresas, como acabou ocorrendo no julgamento da chapa Dilma/Temer pelo TSE.”  No entanto,  uma posição que não seja favorável ao ministro Fachin poderia enfraquecer a Lava Jato, na opinião de Singer. Ele observa ainda que estão em jogo os procedimentos da Lava Jato, no que têm de bom e de ruim. Ainda no entender do colunista, nesse caso específico, a maioria do STF deve acompanhar o ministro Fachin. Consequentemente, os desdobramentos que envolvem a delação da JBS devem continuar assombrando o presidente Michel Temer, cuja posição continua extremamente delicada à frente do governo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.