Colunista ensina como obter melhor desempenho em corridas

O professor Paulo Roberto Santiago fala sobre corrida e qual o melhor padrão para aumentar o desempenho e evitar lesões

 10/11/2017 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Nesta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre uma importante forma de locomoção na evolução humana, a corrida. Segundo o professor, o padrão da atividade era tocar primeiro as pontas ou o meio dos pés no chão, mas, durante os anos, a população passou a adotar o calcanhar como primeiro contato com o solo.

Ainda de acordo com Santiago, muitos artigos científicos mostram que o ideal seria o primeiro padrão, ponta e meio dos pés. Entretanto, o hábito de usar esse padrão não é comum entre os seres humanos, que passaram a utilizar calçados com amortecedores para reduzir o impacto e evitar lesões e, assim, assumiram os calcanhares para o contato inicial com o solo.

O professor ressalta que o esportista apresenta maior desempenho e evita lesões quando pisa com as pontas ou o meio dos pés. Como exemplo, ele cita atletas com alta performance, que normalmente usam tênis com pouco material no calcanhar, como as novas linhas que parecem pés descalços e minimalistas. Ouça no link acima a íntegra da coluna do professor Paulo Roberto Pereira Santiago.

Por: Giovanna Grepi


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.