O que a ciência já sabe para prevenir lesões no esporte

O professor Paulo Roberto Santiago explica o que é eficaz na hora de prevenir lesões

 03/11/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 04/11/2017 as 13:43

Nesta semana, a coluna “Ciência e Esporte”, do professor Paulo Roberto Santiago, fala sobre as lesões esportivas e as formas de prevenção. Embora as atividades físicas tenham múltiplos benefícios para a saúde, a prática de esporte de forma irregular pode gerar graves lesões. Essas lesões podem incapacitar um atleta permanentemente, afirma Santiago.

Segundo o professor, na prática de atividade física,  várias técnicas são utilizadas para evitar lesões. O professor lembra estudo publicado na revista científica Sport Medicine, que confirma a eficácia de alguns métodos de prevenção, como é o caso do uso da palmilha. No mesmo estudo, foi comprovado que são ineficazes como método preventivo os alongamentos, os vídeos explicativos e até o uso de calçados modificados. Ouça no link acima a íntegra da coluna do professor Paulo Roberto Pereira Santiago.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.