Comunidade de São Carlos participa de corrida e caminhada no campus

Com 350 atletas inscritos, o evento aconteceu no último domingo, dia 19

21/11/2017 - Publicado há 6 anos
Evento contou com dois níveis de corrida – 3 e 6 quilômetros – e caminhada – Foto: Edmilson Luchesi / PUSP-SC

A previsão do tempo não era favorável, mas a chuva deu uma trégua e o céu nublado deixou o clima bastante propício para a Corrida e Caminhada Cefer USP São Carlos 2017. Com 350 atletas inscritos, o evento aconteceu no último domingo, dia 19, na Área 2 do Campus.

“Foi um sucesso, com 90% dos participantes sendo alunos, funcionários e docentes do campus. Estamos conseguindo alcançar as pessoas e dando subsídios para que elas continuem participando dessas atividades”, comemorou Gizele de Cássia Martins, chefe da Seção Técnica de Práticas Esportivas da Prefeitura do Campus USP de São Carlos.

Ela explicou que, em relação a outros anos, esse foi um evento mais compacto e também com custo menor, aproveitando o mesmo trajeto para dois níveis de corrida – 3 e 6 quilômetros –  e caminhada. Além dos espaços da Área 2 já serem adequados para esse tipo de prova,  o percurso foi otimizado para diminuir o investimento em estrutura física, como grades e postos de água. Quanto aos recursos humanos, o evento foi realizado pela equipe do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (Cefer), com apoio da Guarda Universitária e outros setores da Prefeitura do Campus.

Veja as fotos do evento neste link

“É a primeira vez que fazemos esse modelo e deu tudo certo; atingimos o resultado esperado. Há mais de dois anos colocamos a corrida como um dos conteúdos que o Cefer estimula e desenvolve. Formamos um grupo bom que vem participando e utilizando essa prática para manutenção da qualidade de vida”, explicou Gizele.

Andressa Zawadzki, aluna de pós-doutorado do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) aprovou o percurso. “Achei tudo bem organizado, bem sinalizado. O clima, por fim, também acabou ajudando”, afirmou a atleta, que conquistou o primeiro lugar da categoria feminina Corrida 6 km.

Já o funcionário da Escola de Engenharia de São Carlos, Osnan Inácio Faria, comemorou duplamente: por concluir a prova e também por estar completando 41 anos de trabalho na USP. “Foi a minha primeira corrida. Gostei muito e pretendo não parar. Espero que pessoal do Cefer continua assim, porque esse é um incentivo muito bom para quem está parado”.

A professora Maria Olímpia de Oliveira Rezende, também do IQSC, concorda. “É super importante vencer a preguiça. Acordei, olhei o tempo e fiquei em dúvida, mas acabei vindo. E como se diz ‘veni, vidi, vici’ (vim, vi e venci). Estou me sentindo renovada”. Além de musculação e pilates, a professora disse que está motivada com essa nova atividade e vai integrar o grupo de corrida do Cefer. “Correr faz a cabeça ficar leve”, defendeu.

Todos os inscritos ganharam medalha de participação. Já os três primeiros colocados das categorias Masculino e Feminino, 6 km, também receberam troféu. Confira como ficou a classificação:

1º – Gustavo Schimiti – 22’38
2º – Helio Hugo Faganelli Martins – 24’42