Inscrições para a 6ª edição da “Icesp Run” serão revertidas para o combate ao câncer

Prova beneficente acontece no dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, e reforça a importância da atividade física na prevenção da doença

19/10/2022 - Publicado há 1 ano
Foto Divulgação Icesp

.
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada ao Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, está com inscrições abertas para a 6ª edição da Icesp Run, corrida e caminhada pela saúde. O evento acontece no Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, a partir das 7h, com largada na Praça Charles Miller, no Complexo Esportivo do Pacaembu. As inscrições podem ser realizadas neste link.

A prova, que deverá reunir até 3 mil pessoas, tem o objetivo de ressaltar a importância da prática de atividades físicas regulares como medida de prevenção do câncer e também como forma de auxiliar na reabilitação de pacientes já diagnosticados com a doença.

Assim como nos anos anteriores, a Icesp Run conta com percursos de 5 km e 10 km para corrida, além da caminhada de 5 km. Haverá também baterias especiais destinadas à faixa etária de 4 a 13 anos, tudo com o objetivo de reforçar a necessidade dos cuidados com a saúde desde a infância até a vida adulta. A proposta é contemplar todos os públicos de todos os níveis de preparo físico, reunindo os mais experientes e preparados e incentivando os primeiros passos daqueles que estão começando uma atividade física e fazem questão de participar deste movimento em prol da saúde.

Por que participar?

Quem pratica atividade física fica mais disposto para realizar as tarefas de rotina e ainda aprimora a capacidade cerebral. O exercício tem um impacto positivo sobre o corpo e a mente, aliviando o estresse, diminuindo a ansiedade e combatendo a depressão, além de trazer benefícios cardiovasculares e no controle de peso, auxiliando na prevenção do câncer e garantindo mais saúde, em todas as faixas etárias.

“A realização de exercícios com frequência contribui para o aumento da imunidade e também na redução da inflamação corporal e na melhora da composição corpórea, trazendo ainda benefícios à mente, como o aumento da autoestima, melhora do sono e maior sensação de bem-estar”, diz o presidente do Conselho Diretor do Icesp, Paulo Hoff.

Segundo o presidente, é papel do instituto incentivar cada vez mais a adoção de hábitos saudáveis e a atividade física é uma grande aliada quando se fala em prevenção, uma vez que pode combater a obesidade e auxiliar no equilíbrio hormonal, que podem representar fatores de risco para o desenvolvimento de câncer.

Dicas para uma boa corrida

Para aumentar o conforto e a segurança dos “atletas”, é preciso vestir uma roupa confortável, camiseta, shorts geralmente feitos de tecidos sintéticos, com modelos curtos e largos, ou bermudas de lycra, que evitam atritos e assaduras nos praticantes que têm as coxas mais grossas, ou ainda calças, mas é preciso que sejam os modelos feitos especialmente para a prática de atividade física, buscando prevenir distensões e contraturas musculares. Também é preciso usar tênis com meias. Já bonés e óculos são itens opcionais.

A alimentação no pré e pós-treino também é muito importante. Ao abandonar o sedentarismo, as pessoas geralmente acabam realizando somente uma avaliação física com um médico, deixando de lado outros aspectos importantes: sua alimentação e seu estado nutricional. Fazer atividade física em jejum, por exemplo, pode causar hipoglicemia, ou seja, a redução dos níveis de açúcar no sangue, prejudicando a concentração, o equilíbrio e a mobilidade, e até mesmo provocando desmaios durante a atividade. A avaliação do estado nutricional e a alimentação equilibrada e individualizada contribuem para que o treino seja desenvolvido da melhor forma, garantindo que o “atleta” fique somente com os benefícios da atividade física, sem danos à sua saúde. Confira aqui os alimentos que podem ser consumidos antes e depois da atividade física.

Os interessados em participar da Icesp Run podem fazer sua inscrição on-line até o dia 18 de novembro e custam a partir de R$ 55,00 (inclui o kit atleta, com camiseta, bolsa e medalha). O valor total arrecadado será integralmente revertido ao desenvolvimento de projetos de assistência, ensino e pesquisa no Instituto do Câncer. O regulamento completo pode ser acessado aqui. Mais informações no site da corrida no site do evento.
.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Icesp