Decisão de adiar independência da Catalunha só merece elogios

Marília Fiorillo louva a decisão do líder catalão, Carles Puigdemont, em adiar a declaração de independência da Catalunha

 16/10/2017 - Publicado há 6 anos

Em sua coluna semanal, a professora Marília Fiorillo elogia a iniciativa do presidente regional da Catalunha, Carles Puigdemont, em anunciar um adiamento da declaração de independência dessa comunidade autônoma da Espanha, “contrariando a maioria das expectativas e deixando furiosos inclusive os seus seguidores”. A professora Marília entende que a decisão de adiar a consagração da independência da Catalunha deve evitar uma escalada de violência, já que o governo central, em Madri, estava prestes a intervir em Barcelona.

“Não foi uma derrota, ao contrário, foi uma postura parcimoniosa, de diálogo e, sobretudo, uma postura na qual sobressai o interesse público, isto é, evitar um confronto.” Para a colunista, trata-se de uma atitude ainda mais  louvável quando se olha para o  turbulento cenário atual, em um  mundo que se mostra cada vez mais belicoso.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.