Direito seleciona alunos de graduação e pós para desenvolver estudo

Parceria entre a Faculdade de Direito e a FGV, grupo de pesquisa propõe estudo sobre os planos econômicos brasileiros

18/08/2017 - Publicado há 7 anos
Fachada do prédio da Faculdade de Direito da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O grupo interinstitucional de pesquisa Direito, Moeda e Finanças: Estado e poder no sistema financeiro nacional e global (Direito, Moeda e Finanças) está em busca de estudantes de graduação e pós-graduação para o desenvolvimento do projeto Memória jurídica dos planos econômicos da estabilização monetária.

O grupo é uma parceria acadêmica entre a Faculdade de Direito (FD) da USP e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), sob a responsabilidade de seus respectivos professores Camila Villard Duran e Bruno Meyerhof Salama, e conta com a colaboração da professora Maria Antonieta Del Tedesco Lins, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.

Serão selecionados dez alunos de pós-graduação e cinco de graduação entre as entidades envolvidas, além de pesquisadores interessados no tema, com foco em professores, advogados, economistas, historiadores, mestrandos e doutorandos.

A pesquisa visa à reconstrução da história jurídica dos planos econômicos de estabilização – Planos Cruzado, Bresser, Verão, Collor I, Collor II e o Plano Real –  que promoveram reformas na moeda fiduciária do Brasil entre o final da década de 1980 e a primeira metade da década de 1990.

Entre as atividades propostas pelo grupo estão a produção de pesquisa histórica a partir da coleta de dados legislativos e econômicos, seleção de decisões judiciais, condução de entrevistas e a participação em reuniões periódicas – quinzenais ou mensais – para a organização e apresentação de resultados.

Com ao menos três semestres de duração, o projeto irá apresentar, como produto principal, uma obra coletiva formada por trabalhos que tratem de forma minuciosa os aspectos jurídicos, econômicos e históricos de cada plano.  Os integrantes do grupo devem entregar trabalhos teóricos e empíricos sobre a temática abordada e comparecer aos encontros presenciais, que serão realizados, preferencialmente, na FD, com datas e salas divulgadas posteriormente.

Para participar do processo seletivo, é necessário enviar o currículo, com indicação de endereço Lattes, e carta de motivação, explicando o interesse acadêmico na área, eventual experiência prévia no assunto e disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades.

Os estudantes das instituições responsáveis pelo projeto têm até o dia 31 de agosto para o envio dos documentos, em formato pdf. Confira as informações completas neste edital. Já os pesquisadores interessados poderão encaminhar seus dados até o dia 30 de setembro. Para saber mais sobre esse processo seletivo, acesse este link. Todos deverão mandar as suas informações para o e-mail: direito.moeda.financas@gmail.com, com Processo Seletivo – DMF no campo assunto. As dúvidas sobre o processo serão esclarecidas através do mesmo endereço eletrônico.

Mais informações nos editais goo.gl/FPvfcT e goo.gl/UiKnjU.