Exposições marcam comemoração dos 190 anos da Faculdade de Direito

Instituição de destaque internacional não se prende à tradição, mas também olha para o futuro

A criação da Faculdade de Direito (FD) da USP foi fruto de uma preocupação política do Visconde São Leopoldo, na Assembleia Constituinte de 1823. A intenção era evitar a repressão de brasileiros nos estudos de Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O diretor da Faculdade de Direito, José Rogério Cruze e Tucci, explica que a instituição desempenhou papel importante na história do Brasil. Ele relembra a atuação dos alunos na Revolução Constitucionalista de 1932 e a leitura da Carta aos Brasileiros, pelo professor Goffredo da Silva Telles Jr., em 1977.

O professor Cruze e Tucci comenta também sobre a programação que a faculdade recebe nesta data, contando com exposições sobre a história da instituição.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.