Presidente francês concede comenda da Legião da Honra ao professor Marco Antonio Zago

Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Zago foi reitor da USP e atualmente é presidente da Fapesp

Publicado: 25/06/2024     Atualizado: 28/06/2024 as 20:35
Marco Antonio Zago – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Na última quinta-feira, dia 20 de junho, o professor Marco Antonio Zago, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), ex-reitor da USP e atualmente presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), recebeu o grau de Cavalheiro da Ordem Nacional da Legião de Honra, concedido pelo presidente francês, Emmanuel Macron.

A justificativa para a outorga foi pela contribuição do professor Zago ao estreitamento das relações entre o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e a Fapesp, pelo seu apoio à criação do duplo diploma de Direito entre a USP e a Universidade de Lyon 3 e a instalação do Institut Pasteur de São Paulo. Leia matéria completa neste link.

Marco Antonio Zago é professor titular da FMRP, no Departamento de Imagens Médicas, Hematologia e Oncologia Clínica. Graduou-se em Medicina na FMRP, onde fez mestrado e doutorado. Foi Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), reitor da USP e secretário de Saúde do Estado de São Paulo. Sua pesquisa concentra-se na Medicina Molecular, com ênfase em Hematologia e Oncologia. Atualmente, desenvolve pesquisas focalizadas em bases moleculares das neoplasias e células-tronco adultas, em especial células-tronco hematopoéticas e células-tronco mesenquimais.

*Com informações da Fapesp e Curriculum Lattes