.
Até o próximo dia 8 de julho, instituições podem enviar projetos na área de bioestatística para serem analisados por especialistas da USP sem qualquer custo. A oportunidade é oferecida pelo Núcleo de Estatística Aplicada (NEA), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. O objetivo é aproximar os alunos de problemas reais oferecidos por empresas e pela sociedade em geral.
O NEA avalia se as propostas se adequam para estudo dentro de uma disciplina, de um trabalho de conclusão de curso, em uma iniciação científica ou mesmo em uma atividade de cultura e extensão. “Tudo depende do tipo de dado, do tipo de análise, dos objetivos do projeto, do tempo disponível para isso e da disponibilidade de alunos ou supervisores para analisarem os dados”, explica Juliana Cobre, coordenadora do NEA e professora do ICMC.
Esta chamada específica é apenas para a área de bioestatística, que é uma das disciplinas trabalhadas pelo grupo, mas o grupo recebe projetos continuamente, sem restrição de tema. “A disciplina Bioestatística contém tópicos como razão de chances, riscos relativos, testes de homogeneidade e heterogeneidade, modificação de efeitos, meta análise, crossover, testes de diagnóstico e outras”, esclarece Juliana.
Quem analisa os dados são alunos do Bacharelado em Estatística do ICMC, supervisionados por um professor.