Tem um projeto que precisa de análise estatística? Mande para a USP

Até 8 de julho, núcleo da USP em São Carlos recebe propostas na área de bioestatística para avaliação gratuita

 27/06/2019 - Publicado há 5 anos
Os projetos inscritos serão analisados pela coordenação do NEA. Se aprovados, o núcleo buscará alunos e professores para serem os executores e supervisores dos projetos, respectivamente. – Foto: Pixabay-CC

.

Até o próximo dia 8 de julho, instituições podem enviar projetos na área de bioestatística para serem analisados por especialistas da USP sem qualquer custo. A oportunidade é oferecida pelo Núcleo de Estatística Aplicada (NEA), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. O objetivo é aproximar os alunos de problemas reais oferecidos por empresas e pela sociedade em geral.

O NEA avalia se as propostas se adequam para estudo dentro de uma disciplina, de um trabalho de conclusão de curso, em uma iniciação científica ou mesmo em uma atividade de cultura e extensão. “Tudo depende do tipo de dado, do tipo de análise, dos objetivos do projeto, do tempo disponível para isso e da disponibilidade de alunos ou supervisores para analisarem os dados”, explica Juliana Cobre, coordenadora do NEA e professora do ICMC.

Esta chamada específica é apenas para a área de bioestatística, que é uma das disciplinas trabalhadas pelo grupo, mas o grupo recebe projetos continuamente, sem restrição de tema. “A disciplina Bioestatística contém tópicos como razão de chances, riscos relativos, testes de homogeneidade e heterogeneidade, modificação de efeitos, meta análise, crossover, testes de diagnóstico e outras”, esclarece Juliana.

Quem analisa os dados são alunos do Bacharelado em Estatística do ICMC, supervisionados por um professor.

Mais informações: site http://cemeai.icmc.usp.br/NEA
Adaptado de Leonardo Zacarin / Comunicação CeMEAI

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.