A organização e o gerenciamento de todos os processos de uma empresa não são uma tarefa fácil, exigem pessoal qualificado e conhecimento de cada etapa do negócio. Para uma startup esse cenário pode ser ainda mais complicado, pois além de todas as dificuldades impostas para o gerenciamento, a proposta de algo novo, que sempre acompanha a criação de uma startup, pode trazer ainda mais desafios.
Por isso, a professora Silvia Inês Dallavalle de Pádua, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP) da USP, criou o projeto Promoção de BPM (sigla em inglês para Gerenciamento de Processos de Negócio).
De 1º de abril a 20 de maio, a Decoy, startup de biotecnologia instalada no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, sediado no campus da USP, que desenvolve produtos para o controle de pragas em animais, participou do projeto, que tem como objetivo abordar a gestão focada em processos para superar as dificuldades do ambiente de negócios e operacionalizar a estratégia.
Larissa Elias, líder de pesquisa e desenvolvimento da startup Decoy, comemora os primeiros resultados ao considerar a experiência muito rica. “O mais valioso foi a construção conjunta e aplicação das ferramentas de forma complementar, contribuindo para uma visão global e conectada de pontos a serem trabalhados em nossos processos.”
Silvia explica que a empresa foi analisada em diversos aspectos – na primeira etapa foram identificados os segmentos e expectativas do cliente, levantados os atributos mais importantes que o cliente valoriza, revisão da estratégia, missão, visão, análise SWOT e objetivos estratégicos.
Com as informações detalhadas, na segunda fase foi construída a arquitetura de processos da organização. Os processos foram priorizados de acordo com as dificuldades identificadas e as oportunidades de melhorias foram descritas com base nos problemas identificados. “Os processos são priorizados de acordo com os ganhos relacionados aos objetivos estratégicos”, afirma a professora Silvia.
Na última etapa foram apresentadas sugestões de ações para melhorias. Para Alexandre Frateschi, líder de sucesso do cliente, e Tatiana Magalhães, líder da produção e qualidade da Decoy, o projeto foi positivo e possibilitou identificar a efetividade das rotinas e entender os pontos de melhoria da gestão. “Além disso, tivemos a oportunidade de aprender algumas ferramentas de avaliação e gestão do nosso negócio que não tínhamos antes. Foi uma excelente experiência para a equipe e no momento estamos estruturando nossos processos internos”, comenta Tatiana.
Ensino, pesquisa e extensão
Para a professora, o projeto é um exemplo perfeito da integração dos três pilares que compõem a Universidade: ensino, pesquisa e extensão. O estudo e resolução de caso fazem parte da disciplina de pós-graduação Gestão por Processos, oferecida por Silvia no Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações, e dos estudos do grupo de pesquisa BPM Innovation, coordenado pela professora. “Minha intenção é trabalhar com startups nas disciplinas e no grupo de pesquisa”, finaliza.
Mais informações: dallavalle@usp.br
Por: Leonardo Rezende