![Estudantes sentados num laboratório de escola ouvindo explicações de um professor](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2024/11/20241111_00_projeto_micromat_icb_usp.jpg)
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Para inovar no ensino de matemática, professores e alunos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP criaram o Projeto MicroMat, que integra experimentos de microbiologia aos tópicos da disciplina. As atividades são aplicadas de forma gratuita no ambiente escolar e incentivam os alunos a pôr a mão na massa e utilizar conceitos como potenciação, logaritmos, escala e funções matemáticas para resolver questões científicas. A iniciativa já foi implementada em grupos de alunos do ensino médio de escolas do interior de São Paulo e está recebendo inscrições de escolas interessadas em receber as atividades pelo e-mail benys@usp.br.
O programa previsto pelo MicroMat é composto de três experimentos práticos que reforçam e consolidam conteúdos estudados ao longo do ano letivo. Durante as atividades, monitores da USP convidaram os alunos a assumirem o papel de cientistas, realizando testes com leveduras — fungos microscópicos e inofensivos encontrados no fermento biológico de cozinha. “A levedura é amplamente utilizada na indústria, na produção de pães, massas, cervejas, entre outros”, explica Carolina Peixoto, uma das idealizadoras e facilitadoras do projeto. “É algo cotidiano e sem riscos que pode ser muito útil para o aprendizado”, complementa.
A série de experimentos é guiada por três questões fundamentais: “Quantas leveduras existem em 1 grama de fermento biológico?”, “Quantas células há em uma colônia de levedura?” e “Como medir e calcular a taxa de crescimento celular?”. O processo de investigação envolve a diluição do fermento em tubos de ensaio, a deposição dos microrganismos em placas de cultura, a medição das colônias resultantes e a transposição dos dados em gráficos, com materiais cedidos pelos organizadores. Além disso, os alunos aplicam cálculos diversos, como logaritmos, conversão de medidas, potenciação e notação científica, para chegar aos resultados desejados. “Matemática se aprende fazendo, não apenas ouvindo ou olhando para a lousa”, afirma Peixoto.
Clique no player abaixo e confira no vídeo um dos experimentos do projeto MicroMat:
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Além de propor uma nova abordagem integrada de ensino, o MicroMat, que está vinculado ao Centro de Pesquisa em Biologia de Bactérias e Bacteriófagos (Cepid B3/USP), também estimula o pensamento crítico e a independência dos estudantes, uma vez que os coloca à frente de problemas reais. “Na escola, costumamos trabalhar muito com problemas prontos, redondinhos. Nesse projeto, você é colocado no mundo real, você é quem vai fazer a escala, desenhar os gráficos… Temos que ensinar como fazer, não apenas dar tudo pronto”, diz, reforçando que a ideia é aplicar os experimentos de microbiologia para facilitar a assimilação de conceitos vistos em sala de aula e previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
É possível conhecer os experimentos e o conteúdo das aulas no site oficial do MicroMat e acompanhar o projeto no Instagram. Informações e inscrições pelo e-mail benys@usp.br.
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Texto: Assessoria de Comunicação do ICB