
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência - USP

Diversidade em Ciência: Os novos aspectos da Aids na contemporaneidade
Tedson Souza analisa como as novas formas de prevenção e de informações impactaram a Aids no Brasil e na mídia

Diversidade em Ciência #126: Presença histórica negra na paisagem urbana de São Paulo
Historiador José Abílio Ferreira apresenta a influência negra na região do Bixiga

Diversidade em Ciência #125: Comunicação Pública, Capital Social e Sustentabilidade
A comunicação e seu caráter social

Diversidade em Ciência #124: Iconografias quilombolas
Adriana de Oliveira faz narrativas fotográficas de quilombos

Diversidade em Ciência #123: literacia digital inclusiva
Para António Maneira, as tecnologias exigem um conjunto de habilidades, competências e atitudes, para uma cidadania ativa e participativa

Diversidade em Ciência #122: os insepultos da ditadura: corpos violados
O desaparecimento de presos políticos no Brasil durante o período da ditadura militar: o caso Gildo Macedo Lacerda

Diversidade em Ciência #121: lideranças de mulheres negras ativistas periféricas
Eliete Edwiges Barbosa fala do novo perfil das lideranças nas periferias

Diversidade em Ciência #120: pedagogia da escolha
Rogério de Almeida propõe uma anti-educação ou uma aprendizagem de desaprender, em que se coloca em dúvida aquilo que se apresenta como verdade ou como realidade.

Diversidade em Ciência #119: conhecimento e inovação tecnológica na África antiga
Carlos Machado apresenta o conhecimento milenar da África, que influenciou a tecnologia ocidental

Diversidade em Ciência #118: vulnerabilidade, racismo e preconceito no trabalho de empregadas domésticas no Brasil
Para Jean François Mayer, os resquícios coloniais e escravagistas ainda estão presentes nas relações trabalhistas dos empregos domésticos no Brasil

Diversidade em Ciência #117: atenção primária à saúde da população negra
A médica sanitarista Dulce Senna diz que o atravessamento do racismo prejudica o atendimento de qualidade na saúde da população negra

Diversidade em Ciência #116: os desafios de aplicação das leis 10.639 e 11.645 na educação
As duas leis determinam a obrigatoriedade do ensino da história da África e das culturas afro-brasileira e indígena

Diversidade em Ciência #115: festas populares, arte e memória
Andrea Soares analisa as festas de congadas e as ressignifica em coreografia teatral

Diversidade em Ciência #114: Educomunicação como instrumento no combate à fome e pela segurança alimentar
Claudemir Viana e Patrícia Zimmerman falam das epistemologias da Educomunicação voltadas para as questões sociais

Diversidade em Ciência #113: 19ª Mostra Internacional de Cinema Negro homenageia Kabengele Munanga
Celso Prudente e Ana Vitória Prudente destacam o papel histórico da mostra e ressignificam o termo cinema negro

Diversidade em Ciência: Os novos aspectos da Aids na contemporaneidade
Tedson Souza analisa como as novas formas de prevenção e de informações impactaram a Aids no Brasil e na mídia

Diversidade em Ciência #126: Presença histórica negra na paisagem urbana de São Paulo
Historiador José Abílio Ferreira apresenta a influência negra na região do Bixiga

Diversidade em Ciência #125: Comunicação Pública, Capital Social e Sustentabilidade
A comunicação e seu caráter social

Diversidade em Ciência #124: Iconografias quilombolas
Adriana de Oliveira faz narrativas fotográficas de quilombos

Diversidade em Ciência #123: literacia digital inclusiva
Para António Maneira, as tecnologias exigem um conjunto de habilidades, competências e atitudes, para uma cidadania ativa e participativa

Diversidade em Ciência #122: os insepultos da ditadura: corpos violados
O desaparecimento de presos políticos no Brasil durante o período da ditadura militar: o caso Gildo Macedo Lacerda

Diversidade em Ciência #121: lideranças de mulheres negras ativistas periféricas
Eliete Edwiges Barbosa fala do novo perfil das lideranças nas periferias

Diversidade em Ciência #120: pedagogia da escolha
Rogério de Almeida propõe uma anti-educação ou uma aprendizagem de desaprender, em que se coloca em dúvida aquilo que se apresenta como verdade ou como realidade.

Diversidade em Ciência #119: conhecimento e inovação tecnológica na África antiga
Carlos Machado apresenta o conhecimento milenar da África, que influenciou a tecnologia ocidental

Diversidade em Ciência #118: vulnerabilidade, racismo e preconceito no trabalho de empregadas domésticas no Brasil
Para Jean François Mayer, os resquícios coloniais e escravagistas ainda estão presentes nas relações trabalhistas dos empregos domésticos no Brasil

Diversidade em Ciência #117: atenção primária à saúde da população negra
A médica sanitarista Dulce Senna diz que o atravessamento do racismo prejudica o atendimento de qualidade na saúde da população negra

Diversidade em Ciência #116: os desafios de aplicação das leis 10.639 e 11.645 na educação
As duas leis determinam a obrigatoriedade do ensino da história da África e das culturas afro-brasileira e indígena

Diversidade em Ciência #115: festas populares, arte e memória
Andrea Soares analisa as festas de congadas e as ressignifica em coreografia teatral

Diversidade em Ciência #114: Educomunicação como instrumento no combate à fome e pela segurança alimentar
Claudemir Viana e Patrícia Zimmerman falam das epistemologias da Educomunicação voltadas para as questões sociais

Diversidade em Ciência #113: 19ª Mostra Internacional de Cinema Negro homenageia Kabengele Munanga
Celso Prudente e Ana Vitória Prudente destacam o papel histórico da mostra e ressignificam o termo cinema negro
\\ BUSCA
\\ PODCASTS
\\ ARTIGOS

Trotes no ensino médio e o ato educativo
Por Adriana Marcondes Machado, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Paula Fontana Fonseca, psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP, e Pedro Fernando da Silva, professor do IP-USP

USP Sustentável e o compromisso com a transição energética
Por José Aquiles Baesso Grimoni, coordenador, e Fábio Frezatti, facilitador dos Grupos de Trabalho de Transição Energética da USP

O jejum do mês do Ramadan e a psicologia islâmica
Por Francirosy Campos Barbosa, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP