Nesta edição do Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha explica sobre os problemas que o consumo de crack pode causar aos olhos. Segundo Rocha, o crack é uma versão popular, igualmente ilegal, porém mais barata, da cocaína. Apesar disso, traz efeitos colaterais mais graves.
Rocha conta que a coca, um dos componentes da cocaína, é utilizada até hoje pelos povos indígenas andinos para enfrentar os efeitos das altas altitudes. Além disso, nos séculos mais recentes, a droga começou a ser usada como anestésico local, sendo posteriormente substituída por produtos químicos com menos efeitos colaterais.
Falando especificamente sobre os olhos, uma revisão sistemática sobre o alcaloide, realizada em 2021, revelou que o uso da droga pode gerar lesões oculares bilaterais, ou seja, a infecção oportunista ou secundária está presente em mais de 80% dos pacientes.
O professor ressalta também que os problemas relacionados à drogadição (consumo excessivo de drogas) nem sempre são compartilhados com a família ou com os médicos, fazendo com que o diagnóstico de problemas oculares não seja sempre correto, uma vez que o médico não associaria esse problema ao uso de crack.
Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.
.