Prática regular de atividades físicas pode prevenir perda visual

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre a atenção a problemas de saúde que podem prejudicar a visão e como é possível preveni-los. 

É importante estar atento ao surgimento de pequenos incidentes, como sangramento dentro dos olhos e com baixa de visão, ou, por exemplo, ferida no tornozelo ou ponta dos dedos, que demoram a cicatrizar. “Esses podem ser sinais de distúrbios metabólicos, com associação ao aumento da glicemia, ganho excessivo de peso, entre outros cenários.” 

Para evitar tais problemas que podem levar à perda progressiva da visão, além de déficits funcionais e cognitivos, e manter boa saúde física e mental, o especialista conta ao ouvinte que a prática de exercícios físicos é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para todas as faixas etárias, principalmente na vida adulta e terceira idade. 

O professor compartilha com o ouvinte quais são os causadores silenciosos que prejudicam a visão. E, além disso, informa que a alimentação saudável também é uma boa maneira de prevenção de problemas visuais.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar toda quarta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.