Tributação de carros elétricos é uma medida que está na contramão do mundo

Pedro Luiz Côrtes explica que o Brasil deveria adotar medidas de incentivo aos carros elétricos, mas existe um lobby contra a tecnologia

Publicado: 12/07/2024
O carro elétrico é muito menos poluente do que aqueles movidos a combustíveis fósseis e também a etanol – Foto: Ed Harvey/Pexels
Logo da Rádio USP

O imposto do pecado é uma taxação que incide sobre produtos e atividades nocivos à saúde ou ao meio ambiente. Em um projeto de lei de regulamentação da Reforma Tributária, o imposto do pecado para carros elétricos foi aprovado. Pedro Luiz Côrtes, professor titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo, comenta que, para ele, a taxação não foi uma surpresa.

Pedro Luiz Côrtes – Foto: Maria Leonor de Calasans/IEA-USP

“Já há um lobby se fortalecendo há algum tempo aqui no Brasil contra o carro elétrico, então todos os defeitos possíveis são apresentados: que não tem ponto de recarga, que as baterias consomem lítio e que isso é muito ruim para o meio ambiente. Mas na verdade o carro elétrico, no caso brasileiro, é muito menos poluente do que aqueles movidos a combustíveis fósseis, principalmente, mas também a etanol. Boa parte das nossas fontes de geração de energia elétrica são a partir de recursos renováveis, além dele ser muito menos barulhento. Criou-se um mito de que ele consome muitos recursos naturais na sua produção, o que não é verdade porque ele tem uma quantidade muito menor de peças, a mecânica dele é muito mais simples”, explica.

Na contramão do mundo

Mesmo possuindo alguns pontos negativos, o docente afirma que os impactos ambientais gerados são menores do que aqueles gerados por veículos a combustão. Assim, o Brasil segue na contramão do mundo, que incentiva a adoção de carros elétricos. Ele complementa: “Existe uma indústria de informação relacionada ao carro elétrico que procura distorcer os impactos positivos que ele efetivamente tem. Nós poderíamos ter um incentivo para a adoção dos carros elétricos, especialmente em ambiente urbano, que ajudaria muito a limpar o nosso ar”.

Côrtes ainda compara a preocupação das baterias de carros elétricos com a de celulares, já que cerca de 200 milhões de celulares são descartados a cada cinco anos, com baterias difíceis de serem recicladas. “As baterias no carro elétrico são recicláveis, pela facilidade que se tem de retirar esse equipamento dos carros, pelo tamanho da bateria do carro elétrico. Isso industrialmente é muito mais fácil de ser processado, muito mais interessante, do ponto de vista econômico. O Brasil não tem esse sistema de reciclagem porque o carro elétrico foi recentemente introduzido”, finaliza.

Estagiário sob a supervisão de Marcia Avanza e Cinderela Caldeira

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.