Na coluna Ética e Política desta semana, Renato Janine Ribeiro fala da sentença de uma juíza em que afirma que um homem negro “seguramente é integrante do grupo criminoso em razão de sua raça”. Para o colunista, trata-se de um documento explicitamente racista e que mostra como o racismo está incrustado em nossa sociedade.
O colunista lembra do conceito de estrutura, do economista Celso Furtado, e especificamente sobre como ele explicou o subdesenvolvimento. Um país em desenvolvimento (ou emergente, como são chamados atualmente) é aquele que está caminhando para o desenvolvimento já conseguido pelos países desenvolvidos – e é uma questão de tempo chegarem lá. Já no caso dos países subdesenvolvidos, existe uma permanência nessa condição de subdesenvolvimento. É uma situação que tende a se perpetuar, ou seja, produz-se o subdesenvolvimento.
Para o professor, apesar de ter sido capa da revista The Economist, mostrando o Cristo Redentor decolando como um jato na era Lula, o Brasil ainda pode ser considerado subdesenvolvido. “Se existe racismo é porque ele ainda é constantemente produzido e reproduzido na sociedade”, diz o colunista.
Janine lembra da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, na década de 1960 – 100 anos após o fim da escravidão – e de como isso melhorou a condição da população negra americana. Mas essa melhora não chegou ao ponto de tornar os negros iguais aos brancos, como pode ser visto recentemente no caso do afro-americano George Floyd, assassinado por asfixia por um policial.
“No Brasil, 130 anos depois da abolição, a situação da população negra é pior do que nos Estados Unidos”, diz o colunista. “O racismo está impregnado na nossa sociedade e ele é reproduzido em vez de desaparecer sozinho. Mas não desaparece sozinho.”
Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política.
Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.