Sentença de juíza mostra como racismo está incrustado na sociedade

Renato Janine comenta a sentença de uma juíza que alegou que um homem negro “seguramente é integrante de grupo criminoso devido à sua raça”

 19/08/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Na coluna Ética e Política desta semana, Renato Janine Ribeiro fala da sentença de uma juíza em que afirma que um homem negro “seguramente é integrante do grupo criminoso em razão de sua raça”. Para o colunista, trata-se de um documento explicitamente racista e que mostra como o racismo está incrustado em nossa sociedade.

O colunista lembra do conceito de estrutura, do economista Celso Furtado, e especificamente sobre como ele explicou o subdesenvolvimento. Um país em desenvolvimento (ou emergente, como são chamados atualmente) é aquele que está caminhando para o desenvolvimento já conseguido pelos países desenvolvidos – e é uma questão de tempo chegarem lá. Já no caso dos países subdesenvolvidos, existe uma permanência nessa condição de subdesenvolvimento. É uma situação que tende a se perpetuar, ou seja, produz-se o subdesenvolvimento.

Para o professor, apesar de ter sido capa da revista The Economist, mostrando o Cristo Redentor decolando como um jato na era Lula, o Brasil ainda pode ser considerado subdesenvolvido. “Se existe racismo é porque ele ainda é constantemente produzido e reproduzido na sociedade”, diz o colunista.

Janine lembra da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, na década de 1960 – 100 anos após o fim da escravidão – e de como isso melhorou a condição da população negra americana. Mas essa melhora não chegou ao ponto de tornar os negros iguais aos brancos, como pode ser visto recentemente no caso do afro-americano George Floyd, assassinado por asfixia por um policial.

“No Brasil, 130 anos depois da abolição, a situação da população negra é pior do que nos Estados Unidos”, diz o colunista. “O racismo está impregnado na nossa sociedade e ele é reproduzido em vez de desaparecer sozinho. Mas não desaparece sozinho.”

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.