Qual a necessidade e os limites da imunidade parlamentar?

Renato Janine Ribeiro fala sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pode alterar a imunidade parlamentar no Brasil

 03/03/2021 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Nesta coluna Ética e Política, Renato Janine Ribeiro fala sobre a PEC que pode alterar a imunidade dos parlamentares. Segundo o colunista, a imunidade parlamentar surgiu, provavelmente, na Câmara dos Comuns do Parlamento inglês, de algo que era chamado privilégio: eles se reuniam a portas fechadas e podiam falar o que quisessem, desde que não exagerassem e falassem muito contra o rei. Mas, em princípio, o que lá diziam, lá ficava.

Com o tempo, a ideia foi ampliada. Hoje, garante ao parlamentar a proteção contra eventuais perseguições, visando a proteger não o parlamentar em si, mas a representação do povo que foi obtida por meio do voto daqueles que o elegeram. “Infelizmente, nossa sociedade conhece um grande número de abusos, como foi o caso do deputado Daniel Silveira, que estava usando a sua imunidade para ofender pessoas, para conclamar a sedição. Coisas equivalentes, mais ou menos, com a invasão do Capitólio, nos Estados Unidos. Aí a fronteira entre, vamos dizer, apenas a opinião e o crime, o ato, fica limitada”, diz o colunista.

O professor diz que a imunidade no Brasil, ou melhor, o foro privilegiado – que são coisas diferentes, mas aparentadas – cobre muitas pessoas. Então, para serem processadas, é exigido um rito mais difícil, mais complicado. Uma parte do Congresso tenta dificultar isso ainda mais. “O problema é que o Supremo [Tribunal Federal] começou a tomar essas medidas, que talvez sejam exageradas, porque o Brasil virou uma terra sem lei”, diz o colunista. “O exemplo da Lava Jato é típico disso. Segundo os vazamentos, teria havido uma ligação entre juiz e promotores que é totalmente errada, ética e constitucionalmente”, diz. Para Janine, somente haverá uma ordem na situação, um equilíbrio, quando a normalidade constitucional e democrática for restaurada no Brasil.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.