Na coluna de hoje (26), o professor André Singer comenta sobre a possível nova onda de coronavírus no Brasil e suas consequentes repercussões políticas. Ele indica que o enfraquecimento do apoio a Bolsonaro, visto nas eleições municipais, é associado à forma de combate à pandemia dada pelo governo federal e que assim como a derrota de Donald Trump foi vinculada à gestão durante o período, o mesmo pode acontecer no Brasil.
Além da ameaça de segunda onda, o caso de assassinato de um homem negro no Carrefour, em Porto Alegre, também trará impactos, uma vez que “a reação do governo federal não foi a de reconhecer a existência do racismo e da necessidade da medida de combatê-lo no País. Esse acúmulo de desgastes políticos pode interferir no efeito da segunda onda”, segundo Singer. Também é provável que a economia seja afetada significativamente, após períodos de lenta retomada, “colocando nos braços do governo decisões como a volta de um auxílio emergencial ou outras medidas para a retomada econômica”. O professor também aponta a necessidade de atenção às políticas econômicas adotadas nas próximas semanas e no começo de 2021, pois isso será decisivo no futuro e nas eleições de 2022.
Saiba mais ouvindo a coluna na íntegra.
Poder e Contrapoder
A coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer, no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.